Como investir em criptomoedas nos dias de hoje


O mercado de criptomoedas tem apenas alguns anos, mas tem feito enormes progressos dentro desse curto período. O valor do mercado ultrapassou a marca dos 2 trilhões de dólares em 2021, e parece que está apenas a começar. A tecnologia promete revolucionar os nossos sistemas financeiros tradicionais, os quais excluíram grande parte da população ao acumular riqueza entre alguns poucos indivíduos poderosos. 

As criptomoedas encontram-se descentralizadas, o que devolve ao indivíduo o poder e a autonomia. Muitas podem ser utilizadas como métodos de pagamento, bem como ativos negociáveis cujo ROI (retorno sobre o investimento) é inigualável em relação a outras classes de ativos. Esta publicação irá analisar várias formas em que pode investir atualmente em criptomoedas, e algumas das coisas a que precisa de prestar atenção antes de entrar no mercado.

4 maneiras de investir em criptomoedas

Existem quatro formas principais de investir em criptomoedas. Todas elas são simples e claras, e ao seguir os nossos passos, será capaz de utilizar qualquer um dos métodos listados para investir com sucesso na criptomoeda da sua escolha. 

1. Comprar criptomoedas através de uma bolsa de valores

O primeiro e mais comum método de compra de criptomoedas é utilizar uma bolsa. Segundo plataformas respeitáveis que rastreiam o mercado, existem hoje mais de 8900 moedas diferentes. A maioria dos principiantes só conhecerá um punhado de tokens quando iniciarem a sua trajetória nas criptomoedas, e os projetos maiores estão disponíveis em todas as bolsas de valores respeitáveis.

Antes de comprar a criptomoedas através duma bolsa, é necessário ter uma carteira. As carteiras de criptomoedas permitem aos utilizadores guardar as suas chaves privadas. Existem dois tipos: carteiras de software e de hardware.

As carteiras de software são disponibilizadas na forma de sítios web, aplicações de secretária, e aplicações móveis. São de fácil acesso e convenientes para comerciantes e indivíduos que fazem transferências regulares utilizando as suas moedas. Exemplos populares de carteiras de software incluem Guarda, BitGo, MetaMask, Exodus, Atomic Wallet, e muitas outras.

As carteiras de hardware são dispositivos físicos que se assemelham a unidades flash USB. Contêm aplicações que se podem utilizar fora de linha para armazenar chaves privadas de várias criptomoedas. São resistentes a hackers e além disso é difícil infectá-las com vírus e malware, o que poderia comprometer a sua segurança. São adequadas para investidores a longo prazo que compram tokens e mantêm-nos por anos. Exemplos populares de carteiras de hardware incluem Ledger, Trezor, Corazon, e KeepKey.

Depois de adquirir uma carteira, registre uma conta numa bolsa de valores respeitável e complete o processo “Know Your Customer” (conheça o seu cliente). Terá de apresentar uma fotografia do seu BI/passaporte, prova de residência, e uma fotografia sua para verificação. Proteja a conta ativando a autenticação através de dois fatores (2FA). Seguidamente, financie a conta, proceda à compra do token da sua escolha e mova as moedas para a sua carteira privada. 

2. Comprar fracções de criptomoedas através de uma bolsa de valores

Há algumas concepções erradas quando se começa com o investimento em moeda criptográfica. Uma delas é que se tem de comprar uma moeda inteira. Perceberá que isto talvez não seja possível, visto que algumas moedas como a Bitcoin custam muito, atualmente mais de 60.000 dólares cada moeda. No entanto, o bom é que estas moedas são divisíveis por até oito decimais. Isto torna possível comprar pequenas fracções do token e acumulá-las ao longo do tempo para aumentar a sua carteira. A maioria das bolsas de valores permitir-lhe-á comprar moeda criptográfica no valor de apenas 10 $. Esta é a melhor forma de entrar no mercado e com o tempo fazer crescer o seu investimento, à medida que melhora o seu conhecimento dos ativos digitais.

3. Negociar criptomoedas através de uma corretora

Outra forma popular de entrar no investimento em criptomoedas é através de um corretor. Isto é ideal para as pessoas que não querem lidar com o ativo real e as complicações de comprar e guardar os ativos, posto que os corretores irão guardar as suas moedas em segurança para si.

Os corretores também permitem aos utilizadores especular sobre movimentos de preços dentro do mercado para obter lucros, utilizando produtos derivados como os Contratos por Diferença (CFDs). Os CFDs, juntamente com outros derivados, tais como os Futuros, são extremamente populares entre os investidores. Permitem aos utilizadores aceder a opções especulativas e podem ser combinados com alavancagem para amplificar significativamente os lucros. 

A nossa corretora recomendada

Abaixo verá uma lista de alguns corretores respeitáveis que pode utilizar para investir rápida e facilmente em criptomoedas, e muitos deles permitirão alavancar lucros potencialmente mais elevados do que as transações regulares.


4. Investir num ETF de criptomoedas

Outra forma de investir em criptomoedas é através de um Fundo de Investimento em Índice (ETF). Os ETFs são tipicamente utilizados para seguir índices, sectores, produtos de base, e outros ativos. É possível investir em criptomoedas usando um ETF através de uma bolsa.

Como os ETFs estão cotados em bolsas de valores, estão sujeitos a rigorosos requisitos regulamentares, o que os torna um dos veículos de investimento mais seguros no âmbito do espaço criptográfico. Os gestores de ETFs têm de provar a segurança dos fundos aos reguladores, portanto pode ter a certeza de que não será enganado e as suas moedas ficarão bem protegidas.

Alguns ETFs são compostos por diversos ativos, e isto estende-se também ao sector das criptomoedas. Pode utilizar um ETF cuidadosamente gerido para ganhar exposição a um portfólio de ativos digitais administrado por peritos, sem ter de se preocupar em selecionar as moedas corretas por si próprio.

5 estratégias de investimento em criptomoedas

Depois de ter aprendido várias formas de investir em criptomoedas, agora é altura de analisar cinco estratégias testadas e comprovadas que o ajudarão a tirar o máximo partido do investimento em diferentes ativos digitais.

1. Comprar e “Hodl”

O que é?

A primeira estratégia é uma das mais simples, como poderá constatar nesta seção. Esta estratégia implica comprar e reter os seus tokens durante muito tempo. “Hodling”, expressão incorreta do termo inglês “holding” (segurando), é uma estratégia popular de investimento que tem recompensado generosamente aos seus praticantes através dos anos.

Esta estratégia é especialmente utilizada pelos investidores que esperam que um projeto se torne amplamente adotado no futuro. O segredo aqui é selecionar projetos com casos reais de utilização: se um projeto for bem pensado e gerido por uma boa equipa, então é provável que cresça com o tempo, em cujo caso o valor do token irá aumentar. Pode comparar vários gráficos de preços de moedas para ver como esta estratégia funciona em prazos mais longos.

Só precisa de aderir a uma bolsa de criptomoedas onde irá comprar uma ou mais moedas da sua escolha, depois transferi-las para a sua carteira privada e esperar. É possível comprar pequenas quantidades da moeda durante certos períodos e continuar a aumentar a sua carteira ao longo do tempo.

Qual é a vantagem de utilizar esta estratégia?

Se optar por esta estratégia, não tem de se preocupar com a volatilidade diária dos preços. O mercado de criptomoedas é altamente volátil, e não é de surpreender ver os preços mudarem drasticamente da noite para o dia. Além disso, está em posição de ganhar em grande por acreditar num projeto e acumular os seus tokens antes do seu preço explodir. Esta estratégia não requer muito conhecimento técnico e é adequada para muitos novos investidores.

2. Day Trading

O que é?

Se “hodling” é um investimento a longo prazo, então o “day trading” é o oposto. Esta estratégia envolve a compra e venda de tokens criptográficos no prazo de horas ou mesmo minutos. É uma ótima forma de tirar partido da volatilidade desenfreada que existe dentro do mercado das criptomoedas. Um investidor que segue esta estratégia irá frequentemente visar moedas que parecem ter sofrido perdas significativas dentro de um dia ou semana, mas que são susceptíveis de se recuperar.

Baseando-se na sua análise, irá comprar ou vender uma moeda a um determinado preço, antecipando um movimento de preços numa determinada direção. Será necessário que aprenda a ler gráficos por meio da realização de análises fundamentais e técnicas. Também ajuda manter um olhar atento às últimas despesas no mercado mais vasto e nos projetos individuais. Isto irá ajudá-lo a tomar decisões informadas e a cronometrar corretamente o mercado. 

Qual é a vantagem de utilizar esta estratégia?

Dado que as posições são abertas e fechadas no espaço de horas, em vez de anos, pode-se lucrar mais frequentemente em comparação com os investidores a longo prazo. Além disso, não terá de se preocupar pela proteção de tokens em carteiras privadas e outros riscos associados a segurar pessoalmente moedas, posto que a plataforma de negociação escolhida fará isso por si. Adicionalmente, pode utilizar a alavancagem para obter maiores lucros especulando sobre pequenos movimentos de preços dentro do mercado.  

3. Shorting

O que é?

Short-selling” ou “shorting”, é uma estratégia que lhe permite tirar partido de uma esperada queda de preços para uma determinada criptomoeda. Por exemplo, digamos que se espera que o preço da moeda X, que é negociada a $600, caia num futuro próximo. Pode pedir a moeda emprestada a um corretor e vendê-la imediatamente ao preço de mercado.

Após algumas semanas, o preço desce para 400 dólares. Pode recomprar a moeda e devolvê-la ao seu credor, liquidando a sua dívida e mantendo a diferença de $200 como seu lucro. Para aproveitar ao máximo esta estratégia, é necessário aprender a ler gráficos e manter-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos susceptíveis de influenciar o preço dos tokens, já que perderá dinheiro se previr incorretamente a direção do movimento de preços.

Qual é a vantagem de utilizar esta estratégia?

O Shorting permite-lhe gerar lucros mesmo quando o preço da moeda escolhida está em declínio. Isto torna-o um grande instrumento para reduzir o seu risco financeiro. Adicionalmente, tal como no Day Trading, não precisa de se preocupar em proteger os seus tokens e outros riscos associados, pois serão tratados pelo corretor que escolher. Alguns corretores irão oferecer alavancagem para esta estratégia, o que pode maximizar os seus lucros se executar uma transação com sucesso.

4. Utilizar um bot de negociação

O que é?

Os robôs de negociação são peças de software informático programadas para lidar com as negociações em nome dos utilizadores. Utilizam inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML - Machine Learning) para complementar os seus algoritmos de negociação, e isto ajuda-os a recolher e interpretar grandes quantidades de dados do mercado das criptomoedas. O robô pode então fazer predições sobre os movimentos de preços de uma moeda, e se os utilizadores o permitirem, pode colocar transações para eles.

A IA ajuda o robô a prever os movimentos de preços, e o ML ajuda-o a aprender e a melhorar o seu desempenho ao longo do tempo. Os bots de negociação são a opção mais fácil para os investidores interessados em criptomoedas que carecem dos conhecimentos de negociação necessários para entrar no mercado de forma rentável. Tudo o que precisa de fazer é empregar os serviços de um bot respeitável, inscrevendo-se na plataforma, assegurando a conta e financiando-a.

Muitas plataformas oferecem uma conta demo para lhe ensinar como utilizar o bot antes de se comprometer com um depósito de dinheiro real.

Qual é a vantagem de utilizar esta estratégia?

Os bots de negociação permitem às pessoas com conhecimento limitado do mercado das criptomoedas investir em ativos digitais. O bot irá lidar com o trabalho árduo de analisar e negociar por si. Até mesmo os investidores experientes podem utilizar estes bots para delegar parte do seu trabalho, o que alivia as suas cargas de negociação. Os bots são óptimos para estabelecer um fluxo constante de rendimento passivo, e permitem a exposição às negociações sem um grande compromisso de tempo ou esforço.

5. Hedging

O que é?

O conceito de “hedging” (ação de cobertura/proteger-se) envolve a tomada de novas posições no mercado para cobrir potenciais perdas nas posições já abertas, e é uma estratégia popular entre os investidores prudentes. Isto pode ser feito combinando CFDs, “shorting” e futuros para assegurar o seu investimento em criptomoedas. Se espera a queda do valor de uma moeda que guarda, pode proteger-se através da abertura de uma posição curta (estratégia de Shorting). Desta forma, qualquer que seja a direção em que o preço se desloque, poderá ser beneficiado. Adicionalmente, pode utilizar contratos de Futuros para acordar hoje um preço de venda futuro, o que significa que pode garantir um lucro antes do tempo. Isto aumenta as certezas num mercado muitas vezes instável.

Qual é a vantagem de utilizar esta estratégia?

A proteção das criptomoedas (hedging) existe para ajudar os investidores a preservar o seu capital. Isto ajuda a prevenir que a primeira posição resulte em perdas. O “hedging” é uma estratégia que o ajudará a gerir o seu risco de forma eficaz. Isto permite minimizar as perdas sem grande prejuízo

0 Comentários