Nova mina de diamantes entra em funcionamento no Mungo


Os trabalhos de prospecção da mina de diamantes nas margens do rio Catumbo, município do Mungo (Huambo), deram início, esta terça-feira, em acto orientado pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor.


O acto de lançamento  do projecto, localizado concretamente na comuna do Cambuengo, inseriu-se nas jornadas comemorativas do Dia Nacional do Mineiro, a assinalar-se a 27 deste mês.

O projecto, a ser implementado em duas fases, numa área de três mil metros quadrados, com extensão para a província vizinha do Bié, vai permitir a inserção de mais de 100 jovens no mercado de emprego, com primazia para os locais.

Para  além da geração de empregos, a nova mina terá um impacto socioeconómico na vida das famílias residentes nas zonas circunvizinhas, com a implementação de acções sociais, como a reabilitação das vias de acesso, a  construção de pontes, escolas e unidades sanitárias.

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, afirmou que a implementação da mina nesta região, até então alvo de exploração ilegal (garimpo), enquadra-se nas estratégias de transformação das actividades em projecto industrial.

Com estas acções, explicou, pretende-se dar solução aos problemas de garimpos que têm sido desenvolvidos em várias áreas do país potenciais em recursos minerais.


Por esta razão, o responsável pediu aos investidores nacionais e estrangeiros a apostarem no sector mineiro, na perspectiva de ajudarem o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás a concretizar as reformas que têm sido levadas a cabo.

Paralelamente, decorreu a colocação da primeira pedra para a construção de uma escola de quatro salas de aula e a reabilitação de outra de três, no quadro da responsabilidade social da empresa que vai explorar as terras raras do município do Longonjo.

As jornadas comemorativas alusivas ao   dia do mineiro, abertas no passado dia 11, deverão ser marcadas com a realização de debates, torneios desportivos, visitas e inaugurações de projectos ligados ao sector mineiro e a apresentação dos resultados do Plano Nacional de Geologia (Planageo).

0 Comentários